terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR


Nove mil pessoas foram as urnas para formar o novo Conselho Tutelar

Os apuradores registraram cerca de 9 mil votos. Dos 30 candidatos, 10 foram eleitos, cinco para cada bloco. / Divulgação

Cerca de 9 mil petropolitanos ajudaram a escolher os 10 novos conselheiros tutelares da cidade, em eleição realizada no último domingo. Mas o número poderia ser ainda mais expressivo se não fosse a dificuldade dos eleitores em achar as zonas eleitorais. Nas cinco zonas de votação havia várias seções, porém, ao longo dos anos, muitas mudaram de número, seja pela junção ou pela a criação de novas. Esse fato é geralmente comunicado à população antes do período das eleições, mas como a eleição do Conselho Tutelar não era obrigatória, o aviso de recadastramento ou regularização dos títulos ficou por conta das votações municipais em outubro. Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Roberto Vicente, a confusão se deu por conta da listagem enviada pelo TRE já atualizada, portanto, aqueles que se dirigiram aos locais de votação e não sabiam ao certo a que zona e seção pertenciam, ficaram sem votar. “Nós chegamos a orientar os eleitores que buscassem o comprovante da última eleição para saber ao certo que zona e seção eles participavam, mas nem todos guardam esse comprovante e muitos não têm o título regularizado, então, infelizmente, ficaram sem votar. Mas não foi culpa nem do TRE e nem do CMDCA, já que não havia como a gente prever isso, o eleitor é que precisa estar em dia com o Tribunal Regional Eleitoral”, explicou..
Entre os 16 candidatos do 1º distrito e os 14 candidatos do 2º distrito, os cinco primeiros foram eleitos conselheiros e os outros cinco suplentes. Um dos grandes resultados promovidos pelo Conselho Tutelar foi a criação de uma linha direta para denúncias, reclamações ou pedidos: o 125. O serviço funciona de segunda a sexta, em horário comercial (de 9h às 18h), e é gratuito. Além disso, há um celular de plantão 24h, inclusive nos fins de semana, o (24) 8819-6944.
Reeleito com 729 votos, Rodrigo da Costa Lopes revelou que a meta para o novo mandato é promover a interação entre o 1º e 2º distrito e fortalecer as áreas de atuação do conselho. “Acredito que a criação do novo conselho no 2º distrito, Itaipava e bairros ao redor vai ajudar na ampliação da nossa atuação. Por muitas vezes não conseguíamos vistoriar todas as áreas, agora será possível melhorar as ações de todo o conselho”, revelou.

Resultado da eleição
Centro:
1º - (131) – Tatiana Galheigo Damaceno – (859 votos)
2º - (103) – Marise Margarida Brand – (842 votos)
3º - (110) - Rodrigo da Costa Lopes – (729 votos)
4º - (124) – Marcos Gonçalves de Oliveira – (534 votos)
5º - (133) – Ednery Magna da Silva de Mello – (376 votos)
Distritos:
1º - (129) – Leandro de Araujo Américo – (451 votos)
2º - (117) – Magda Helena Ferreira Santos – (436 votos)
3º - (111) – João Paulo de Freitas – (409 votos)
4º - (134) – Débora Moravia da Silva – (324 votos)
5º - (122) – Jaciara Domingues Macedo Abud – (301 votos).


SUELLEN DE OLIVEIRA
Redação Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário